JORNAL URBANO - A diferença entre arte e cultura

urbano
 
buscar em todo o site
  

A diferença entre arte e cultura
18 de junho 2009



 rss de Helena Katz

enviar pelo twitter
digg it
delicious
google bookmarks

enviar esta noticia por email     imprima esta notícia
a  a  a
 





Arte e cultura são sempre usadas como se uma fosse sinônimo da outra, mas elas não são. Cultura é muito mais abrangente, pois se refere a tudo aquilo que nós, humanos, pusemos no mundo, seja  religião, ciência, culinária, moda, até todos os tipos de máquinas e seus produtos. A arte representa só um pequeno pedaço da cultura, mas seu alcance é enorme. Porque a arte nos faz muito bem.
Quando se ouve música ou se assiste dança, quando se olha um quadro, se lê um livro, se vai ao teatro – quem tem a oportunidade de fazer alguma dessas atividades, vivencia um tipo de momento especial na sua vida. O encontro com qualquer forma de arte parece estimular os nossos sentidos de uma maneira especial. Não somente porque pode ser um encontro que nos emociona, mas também porque pode nos levar a pensar. Lembre-se que cada artista expressa, nas suas obras, a sua visão sobre o mundo. Conhecer a obra de um artista, então, é conhecer o seu pensamento, ou seja, é estabelecer uma conversa com o artista.

A música popular é a mais presente das artes nas nossas vidas. A maioria de nós gosta de música, mas não de toda e qualquer mú-sica. Aquelas que não se parecem com as músicas que nos habituamos a escutar, ou dizemos que são chatas ou nem as reconhecemos como música.

O exemplo da música nos ajuda a pensar nas outras artes. Se tivéssemos condição de ter, no nosso cotidiano, um contato permanente com cada uma das artes, estaríamos muito familiarizados com cada uma delas e nem passaria pela nossa cabeça o medo de não entendê-las. Mas como não é isso o que ocorre, pois as artes não estão, por exemplo, na televisão e nem no rádio, fica aquela desconfiança de que a arte não é pra todo mundo.

Mas a arte – qualquer forma de arte - pode nos ajudar a viver melhor. Pode até mesmo nos fazer entender nossos aborrecimentos e preocupações. O que não podemos ter é medo de não entendê-la. Basta lembrar da música para saber que a única solução é querer começar a encontrar mais com ela.




enviar esta noticia por email     imprima esta notícia
a  a  a
 





jornal urbano

Sobre o Jornal Urbano
Entre em contato
Anuncie



      
Edições

nº 05
 
nº 04
 
nº 03
 

Receba nossas Notícias

Informe seu email no formulário abaixo e clique no botão "Ok"


  

Sugestões

Se você tem dúvidas, sugestões ou críticas, entre em contato conosco!


2009 jornalurbano.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade Termos de uso